• Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
  • if_53-medium_843767
  • skoob-icon-300x300

© 2020 by Leonardo Triandopolis Vieira

Tragédias.BR: Uma jornada Burroughiana



Tragédias.BR, montagem realizada pelo Grupo Casa, conduzido por Ligia Prieto e Fernando Lopes, sem sombra de dúvida, foi o melhor espetáculo que assisti do grupo. Bom, pelo menos dos que já assisti, a saber A vida é Sonho e Amor 1980 - ambos excelentes, diga-se de passagem.


Para mim, o espetáculo é uma jornada burroughiana, porque é uma peça montada com recortes de outros espetáculos, como Eles Não Usam Black Tie, de Guaniere, O pagador de promessas, Dias Gomes e O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues. Além das cenas das peças mencionadas, a montagem conta também com intervenções de notícias, dados e reflexões sobre nosso Brasil contemporâneo.


A técnica de recorte (ou cut-up) do escritor William S. Burroughs, consiste em textos recortados aleatoriamente que são misturados para criar um novo produto narrativo. É algo que eu, enquanto leitor, enxergo como característica acentuada no Grupo Casa e que, com Tragédias.BR, vem mostrando que os envolvidos na montagem seguem, apesar dos contratempos da vida e do país, aprimorando e aprimorando.


Os textos e os recursos cênicos conversam muito bem. Mesmo as transições e cortes entre cenas e intervenções dos dados políticos e sociais do Brasil estão bem coesos e se resolvem com muita naturalidade.


As performances dos atores também são louváveis, mais ainda, quando do dia em que assisti, o grupo estava desfalcado com a saída repentina de um dos atores envolvidos com a peça, onde, os mesmos, resolveram o desfalque abraçando e incorporando os personagens que seriam interpretados pelo ausente.


A montagem tem ritmo, é consistente e a proposição do discurso é mais do que necessária, é obrigatória em um país a beira do precipício.


Tragédias.BR segue em cartaz até Domingo (19/01/2020), todos os dias, com duas sessões, uma às 19 e outra às 21h.


A sede do Grupo Casa fica localizada na Travessa Nelson Tabelião Pereira Seba, 8 - Campo Grande, MS.

82 visualizações